2017
O início do ano foi com o tradicional encontro pedagógico e aula inaugural. A nutricionista Cristina se empolgou com a participação do grupo presente, que respondeu a todas as perguntas e ainda contribuiu com comentários pertinentes. Por causa disso ela voltou e falou para pais e mães que muito apreciaram seus conselhos sobre alimentação das crianças e adolescentes.
E neste ano a oficina de Recreação e esportes conta com mais uma voluntária, educanda do projeto: Karine Ramos.
Encontro pedagógico – Pirâmide alimentar na Aula inaugural – Educação Cristã
Equipe em capacitação do PSAF – Cidadania com Karen – Festa de aniversário - 13 anos do projeto
Festas da Páscoa e da Família
Neste ano a Festa da família contou com a colaboração de várias pessoas, e foi um dia em que o espaço ficou pequeno para tantas pessoas. Apresentação de flauta, premiação, música e muita alegria foi a programação vivida por todos em um gostoso sábado à tarde.
Produção de Artesanato com reaproveitamento de materiais
O grupo que não gosta de futebol ficou mais alegre com as oficinas de artesanato, que, comandada pela Eni Maria, Eloiso Gomes e Adriani Martins tem reaproveitado materiais com muita criatividade. As crianças e adolescentes amam as atividades, se divertem e aprendem coordenação motora, convívio social, organização, cuidado com os materiais e meio ambiente.
Em junho aconteceu o “Dia no sítio” para os pequenos e, para o grupo de voluntários e voluntárias acontecia a reforma do piso da quadra. Ambas as ações aconteceram no feriado,15 de junho.
A reforma ainda durou alguns dias e, finalmente ficou pronta esta fase. Setembro foi o mês de aniversário do projeto e os presentes foram acontecendo aos poucos. O maior deles foi a complementação da reforma da quadra, absolutamente necessária pois caso não se fizesse a pintura, o recobrimento seria perdido. A animação foi tanta que, ao final, uma quadra quase novinha está sendo entregue às crianças e adolescentes da igreja e do projeto, para aproveitamento saudável.
Em 28 de outubro foi realizada a entrega com uma celebração em que estiveram presentes as crianças e adolescentes, pais e algumas pessoas da igreja.
Em 28 de outubro foi realizada a entrega com uma celebração em que estiveram presentes as crianças e adolescentes, pais e algumas pessoas da igreja.
No sábado, espaço é compartilhado com dois grupos: o de crianças até 12 anos na parte da manhã e outro, de adolescentes e jovens na parte da tarde.
A lida continua com muita fé e a equipe pensa sempre na expansão do Reino de Deus e na esperança de que este trabalho não é vão. E a recompensa vem quando menos se espera. Em 29 de outubro de 2017 o Ponto Missionário celebrou seus 17 anos. Quando foi dada a oportunidade de compartilhamento de experiência, uma ex-integrante do projeto, hoje casada, com filha, deu seu testemunho afirmando que seu conhecimento de Deus e sua vontade de servi-lo lhe foi ensinada pela equipe que a atendeu no “Projeto Viver e Crescer”, no Ponto Missionário Metodista no Bairro Bandeirinhas – Betim – MG.
Dezembro sempre traz a esperança com a celebração do Natal. Mas a preparação é uma parte importante no trabalho do projeto, seguindo orientação da metodologia da I. Metodista, que sempre aconselha trabalhar o tempo do Advento nas comunidades locais. Neste ano fizemos nossa escolha do que enfatizar nas 4 semanas anteriores à nossa celebração. A PAZ foi o primeiro valor a ser lembrado pois, desde o mês de agosto ela está em nossas conversas sobre ter paz na família, na escola e consigo mesmo. Da leitura bíblica de Isaías 9 surgiu a segunda ênfase: JUSTIÇA, especialmente quando se trata do convívio social. Não podemos lembrar de Natal sem falar de SALVAÇÃO, o objetivo da vindo do filho de Deus ao mundo. E a união destas três palavras leva a uma valorização da VIDA no seu sentido mais amplo.
Paralelamente a esses estudos uma cantata de Natal foi ensaiada e apresentada à comunidade no dia 16 de dezembro, quando do encerramento das atividades no ano de 2017. Utilizando um material do grupo Voices, o grupo se envolveu e cantou com alegria as músicas que conseguiram aprender. Ex-integrantes do projeto e um pai também participaram da programação. Foi um momento de alegria e real celebração em conjunto com as famílias e comunidade.
Sempre que há disponibilidade financeira partindo de doações de simpatizantes do Projeto Sombra e Água Fresca, os projetos da rede recebem uma pequena verba a ser destinada à compra de algo para as crianças e adolescentes. Neste ano esta verba per capta não chegou a 15 reais mas deu para comprar cadernos, lápis, borracha, panetone e bombons que foram acondicionados em uma embalagem inusitada, que bem poderia ser contada como um presente. Iara, uma antiga colaboradora do projeto ofereceu algumas barricas (embalagens de tinta de parede) que usa para confeccionar porta-trecos que vende a amigos. Onice, Aline e Dálete customizaram ficaram muito bonitas. Esse trabalho mostra bem o objetivo do projeto. Transformação.
ADVENTO
A Igreja Metodista incentiva a celebração dos 4 domingos do Advento. No projeto viver e Crescer esse tempo é lembrado com as crianças e adolescentes por meio de uma abordagem muito séria, apesar da informalidade.
Essa celebração sempre é vista como uma prática de origem católica, o que não é verdade. Há vários relatos sobre essa celebração e uma das mais antigas é de origem luterana, que relata a simplicidade do início, com a ideia de uma pessoa que resolveu dar um novo significado à vinda de Jesus ao mundo: o tempo da espera. Outros símbolos e significados foram incorporados ao longo do tempo e a coroa do advento tem significado importante nessa celebração. Veja este vídeo que você vai entender melhor. AQUI!
NATAL
A celebração da vinda de Jesus ao mundo é realizada em muitas igrejas, por seus membros que não misturam as ideias e sabem que, embora considerada por muitos uma data que não deve ser comemorada pelos cristãos, o amor de Deus pode ser comunicado neste tempo em que os corações estão abertos e as mentes férteis para receber a semente de paz interior, tão necessária ao ser humano.
O Projeto Viver e Crescer comemora, sim, o Natal de Jesus, com seu grupo e, neste ano, a festa foi muito legal.
O Projeto Sombra e Água Fresca ofereceu uma ajuda e as crianças puderam ter um agrado muito especial.
SOMBRA E ÁGUA FRESCA
Frequentemente pessoas que se importam com a infância e adolescência carente tem uma forma de alegrar nossas crianças dos projetos locais "Sombra e Água Fresca". No ano de 2017 cada projeto que se apresentou com seu relatório de trabalho em dia recebeu uma verba simbólica para fazer um final de ano bem legal para seus meninos e meninas.
O Projeto Viver e Crescer preparou uma "cesta" com panetone, bombom e materiais escolares, além de um delicioso bolo para alegrar a festa de encerramento dos trabalhos do ano. As famílias compareceram e foi um momento muito bom. Aconteceu junto com a celebração do Natal, no dia 16 de dezembro.
Transformação é o que ocorre em nossas vidas quando nos dispomos a fazer algo em favor de outras pessoas.
O Projeto Viver e Crescer nasceu com este objetivo e o persegue ainda hoje. Ao ver o sorriso das crianças ao receberem algo tão simples, aprendemos com a simplicidade delas e reforçamos nossa fé Naquele que nos aconselhou a sermos "prudentes como as serpentes", mas também "simples como as pombas"
Neste sentido, encerramos mais um ano de trabalho, muito trabalho, conscientes de que sem a ajuda de outras pessoas, isso não seria possível. Elas são os anjos enviados de Deus para trazerem a boa notícia da salvação, da transformação que não vem de um milagre de estalar de dedos, mas por mãos que se dispõem a trabalhar naquilo que o coração pede.
A campanha "Dia de doar" acontece uma vez por ano e, neste ano o projeto recebeu doações de itens importantes para o andamento do trabalho em 2018.
Se você quer colaborar com nosso trabalho o Dia de doar pode ser de sua escolha. Sua colaboração será muito bem vinda.
Cadernos usados
Massa de modelar
Lápis para escrita
Giz de cera grande
Copos descartáveis
Potes de isopor
Papel A4
Papel para cartazes
Borrachas
Lápis de cor usados
O projeto Viver e Crescer atuou nos meses de março a dezembro de 2017 atendendo a 30 crianças (até 12 anos) e 20 adolescentes (a partir de 13 até 17 anos), e alguns jovens com idade até 21 anos, conforme a nova proposta do Projeto Sombra e Água Fresca. Funcionou nos dias de quarta à tarde, sexta e sábado pela manhã. A tarde de sábado foi reservada ao trabalho com adolescentes e jovens.
2018
A disposição continua a mesma e a equipe aguarda o retorno.
VIVER E CRESCER
2004 - 2017
ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!